GRUPOS DE LOUVOR E GRUPOS CARISMÁTICOS

Quando realizamos os encontros semanais dos GO da Renovação Carismática, podemos correr o risco de o reduzir a um momento de encontro com os irmãos para louvar a Deus.
Obviamente, pelo menos para os conhecedores desta graça que, mais uma vez, foi dada a todos os homens dispostos a conhecê-Lo, senti-Lo, amá-Lo e imitá-Lo mais e melhor, estes encontros semanais são mais, muito mais, do que orações de louvor ao Pai. 
Claro que o louvor espontâneo e de coração, é o passo essencial para a libertação e para a entrega à presença de Deus. Na página FORMAÇÃO e com a colaboração do Bento Adega, podemos meditar e exercitar muitos e variados tipos de louvor com os quais podemos e devemos começar o encontro de oração.
Mas, se limitarmos esses encontros a estas condições, exercendo apenas, o louvor, teremos de pensar em retirar a palavra carismático/carismática da definição da oração.
Os princípios pentecostais, manifestação do Espírito Santo, da sua origem e da sua essência não podem ser esquecidos. Encontros de oração da RCC sem a manifestação do Espírito Santo e sem o exercício dos seus carismas, não passam de simples orações de louvor, de bem estar, de um tempo diferente de sentir e viver o nosso quotidiano.
A manifestação do Santo Espírito de Deus exige mais: baptismo, desejo, treino, escuta e acção. 
Se o louvor em voz alta, por vezes, já é difícil para alguns irmãos, o desejo, o treino, a escuta e a acção dos dons espirituais, ainda é mais "desconfortante".
Saber verdadeiramente quem é o Espírito Santo e o que Ele permite, por amor e graça, que o utilizemos para benefício dos nossos irmãos (1ª Cor.12), é um grande passo na Fé e no conhecimento das manifestações do grande Amor de Deus por cada um de nós. 
Como posso ter Fé, rezar uma oração, participar numa Eucaristia, sem a graça do maior dom dado pelo Pai? Sem a consciência e convicção plenas do Espírito de Deus no meu coração? Então, se Deus se preocupa comigo ao ponto de me dar a Sua presença, qual é, como filho amado, o meu dever e a minha obrigação?  A resposta é simples: Gálatas, 5-22.
Muitos, mesmos cristãos católicos, comentam: "hoje já não existem milagres como antigamente .... os demônios expulsados por Jesus, eram pessoas doentes com perturbações mentais ... ". E outras.... Então proponho que sejam retiradas estas passagens das Sagradas Escrituras! Por exemplo, podemos eliminar grande parte do Livro dos Actos dos Apóstolos!
Não irmãos, estas não serão as soluções correctas! Os milagres existem e se mais, em nome de Deus, não são realizados, deriva da nossa falta de fé e dos "incómodos" que nos trazem o uso quotidiano dos carismas.
Falar em caminhada de renovação sem um encontro íntimo com Deus, sem uma decidida conversão, sem oração diária, sem frequência nos Sacramentos, adoração ao SS, sem Baptismo no Espírito Santo e, consequentemente, sem testemunho de vida e, perdoem-me a expressão, continuarmos no "cinzento da vida" ou num cristianismo abstrato, cristalizado, ideológico ou, socialmente correcto. 
Se sentes que no teu grupo não é sentida, vivida e partilhada a presença do Espírito Santo nem o exercício dos Seus carismas, procura ajuda junto de
Sacerdotes e leigos que sejam possuidores de uma autêntica experiência carismática.

JP