ORAÇÃO E O ESPIRITO SANTO
Após o último encontro com o Pe Antoine Coelho, sacerdote na Diocese de Toulon, França, onde, em determinada altura alertou os presentes para a necessidade da oração, (não da oração institucional, onde, tantas vezes nos perdemos e a transformamos numa vã dicertação, sem ninguém com paciência para a ouvir ..., nem o próprio Deus), mas sim, para uma oração expontânea, sincera, viva, em perfeita sintonia com Deus, numa entrega e concentração espirituais, que até nos podem fazer "tremer", tal a intimidade com que a devemos realizar, que me lembrei do Dom maior recebido de Deus Pai: o Espírito Santo.
É impossível entenderes a Bíblia, a vida cristã, uma simples oração, ou uma Eucaristía sem a graça do Espírito Santo. O Espírito Santo não é “algo”. O Espírito Santo é uma Pessoa: Ele é Deus!
Existem três pessoas na Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Os cristãos não acreditam em 3 deuses! Não! Nós acreditamos num único Deus que é Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

Deus Espírito Santo é, pela ordem de Jesus, em Pentecostes, o responsável pelo nascimento da Igreja, do povo de Deus. Sem esse sopro divino que, tal com em Génises deu a vida ao primeiro homem, não existiríamos como cristãos, não existiria a igreja, Povo de Deus, não existiria, como todos os seus erros, a Igreja Instituição.
A partir desse momento em que recebemos Jesus como nosso Salvador, o Espírito Santo vem viver nos nossos corações. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é todo-poderoso e omnipresente. O Espírito Santo ensina-nos e aprofunda a verdade de Deus em nós, à medida que avançamos na nossa vida cristã.
Ninguém pode ser cristão sem o Espírito Santo. Ninguém pode seguir Jesus Cristo sem a ajuda do Espírito Santo. O Espírito Santo sabe tudo o que acontece, sabe tudo o que se passa nos nossos corações, sabe o que se passa nas nossas mentes. Nada Lhe está encoberto.
Recordo duas passagens bíblicas que mencionam, e de que maneira ... , o Espírito Santo: 
1ª Cor. 12,3 - "Ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’ senão pelo Espírito Santo";
e
Mt. 12, 31 - "Todo o pecado, toda a blasfémia será perdoada aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada.

Depois do que leste, certamente, concordarás que este Senhor Espírito Santo é mesmo importante, muito especial .... Atrevia-me a dizer, fundamental!
Quando alguém especial, importante, cruza-se na nossa vida, não é normal que o procuremos conhecer melhor? Poderá vir a ser um grande amig@, um namorad@, ... É normal que procurem conhecerem-se um pouco melhor, certo? Ver o que têm de comum, os pensamentos e ideias sobre as situações da vida, certo? Marcam encontros em conjunto para se conhecerem melhor, certo?
E o que é que tu sabes sobre o Espírito Santo? Já marcaste algum encontro com Ele para o tentares compreender? Já procuraste encontrar-te com alguém que, de coração, o tenha encontrado? Já pediste algum conselho sobre um ou dois livros, para além da Bíblia, te possam ajudar a conhece-l'O? 
Mas cuidado, esse alguém, seja ele quem for, tem de ter tido um encontro de coração com o Espírito Santo! Tem de ter tido e continuar a ter, momentos de paixão com Ele onde só fala o coração! Se tal não acontecer, e o que saír da sua boca brota da mente, esqueçe! Essa pessoa, repito, seja ela quem for, NUNCA se encontrou com Deus, nunca se encontrou pelo amor apaixonado, com o Pai! 
Na nossa vida humana ouvimos uma frase muito comum quando começamos a namorar: "o coração tem razões que a razão desconhece"! Aqui está o segredo da "coisa": ninguém pode conhecer Deus por muitos livros que leia, por muitos cursos que frequente ou por muitos canudos que tenha em casa! Não, essa pessoa, por muito culta que seja, é um zero espiritual! Poderá fazer uma homília excepcional .... Quinze dias depois, ainda a recordas? Dificilmente! É claro, como pode alguém falar do que não sente? Bem, poder até pode...Mas, para isso, será melhor irmos assistir a uma bela peça de teatro 

Durante a ordenação sacerdotal, no momento da Efusão do Espírito Santo no sacramento da Ordem, §1573 do Catecismo da Igreja Católica, é dito: "O rito essencial do sacramento da Ordem consta, para os três graus, da imposição das mãos pelo Bispo sobre a cabeça do ordenando e da oração consagratória específica, que pede a Deus a efusão do Espírito Santo e de seus dons apropriados ao ministério para o qual o candidato é ordenado". Mas a efusão e todos os irm@s da RCC que se submeteram a esta graça, sabem que o termo "efusão" implica a OBRIGAÇÃO de colocar os Dons recebidos no baptismo, onde vivemos a infusão, ao serviço de todos!

E o sacerdote da tua paróquia fala nisso: dons, carismas, fruto do Espírito Santo? Ou no teu grupo de oração (G.O.)? Os temas e os cânticos do G.O., brotam por inspirição divina ou vêem preparados de casa? Ou, se és cateqista, tens o cuidado quando, na preparação do Crisma, aprofundares estas questões ou resumes o Espírito Santo a uma pomba, a uma labareda de fogo ou, simplesmente, à "dispensável" Terceira Pessoa da Santíssima Trindade?
Deves estar a pensar que, depois de algum tempo sem actualizar o blog, estou virado ....😃! Não Amig@, tenho sim sentimentos de tristeza quando, após o vivência da Paixão, Morte e Ressurreição do nosso Senhor, foram COMPLETAMENTE esquecidos na maior parte das Dioceses deste País, incluíndo a de Lisboa, os seguintes eventos:
 - Domingo da Divina Misericórdia
(transcrevo comentário de um Amigo, habitual leitor deste Blog, sobre o silêncio dos sacerdotes acerca da Festa da Divina MisericórdiaSe não sabem, não conhecem e não propagam a mensagem de Santa Faustina, é porque não conhecem a Encíclica "Misericórdia Divina" de São João Paulo II e a Encíclica de Bento X16 "Deus é Amor, e muito menos conhecem a Palavra de Jesus dirigida a Santa Faustina - « Quero de haja a Festa da Misericórdia, domingo a seguir ao domingo de Páscoa)». Aquela palavra " QUERO " é um imperativo de Jesus. Aos que desconhecem ou que não dão importância - Oremos por eles. Um abraço JB.) 
A Canonização de Stª Faustina teve lugar em 30 de Abril do ano 2000, pelo Santo Padre Papa João Paulo II). Ou seja, há 17 anos que na Europa é envolvida por um "nevoeiro anestésico/moribundo". Se na tua paróquia este dia foi vivido com a intensidade própria, considera-te um cristão com sorte ... 
 - Vigília de Pentecostes - Excluíndo os irm@s ligados à RCC e às Comunidades Neocatecumenais, a 2ª Vigília mais importante do Calendário Litúrgico, a seguir à Vigília Pascal, foi ... esquecida! Esquecimento desastroso!!!
Como é possível não serem dadas instruções rigorosas a TODOS os sacertodes para "obrigarem" a viver, as respectivas comunidades, na espiritualidade profunda de tais momentos? Ou, naquelas que foram realizadas, ter sido sentido pelos testemunhos que me foram chegando, tanta falta de espiritualidade?
Claro, a espiritualidade está no coração, está no Cristo Vivo em nós! Pela graça do Dom Maior que Deus nos deu, o Espírito Santo, sintamos em nós o Seu Reino para que possamos dizer que seja feita a Sua vontade na terra e no céu.