Natal 2018
Na festa da Ascensão de Jesus ao Céu, em Maio de 1959, como acontece todos os anos litúrgicos B, lê-se o Evangelho de S. Marcos 16,15-20: «Jesus disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado». 
Naquele dia, estas palavras tocaram-me profundamente.
Nesse tempo havia no mundo uns dois mil e quinhentos milhões de pessoas não batizadas. Pensei de mim para comigo: «que posso eu fazer para anunciar o Evangelho a essa multidão e para que essas pessoas creiam e sejam batizadas?» 
Consciente ou inconscientemente, senti uma força interior que me empurrava a dizer: «quero ser missionário». Dito e feito. Nesse mesmo ano, no dia 8 de setembro, festa da natividade de Nossa Senhora, dei entrada ao seminário comboniano de Viseu. 
Doze anos mais tarde, na Quinta-feira Santa, dia 8 de Abril de 1971 fui ordenado padre.
Passaram-se cinco anos e em Abril de 1976 cheguei ao Congo, para anunciar o Evangelho a um povo que na maioria era ainda pagão. Hoje, graças a Deus, muita dessa gente, que então encontrei no Congo, é cristã.
Mas, o problema põe-se outra vez. Se em 1959 havia no mundo uns dois mil e quinhentos milhões de pessoas não batizadas, hoje esse número triplicou. Portanto, se então tinha sentido uma vocação missionária, hoje ainda tem mais sentido. Por isso continuo a sentir-me feliz e a dar graças a Deus por me ter chamado para esta vida. Ao mesmo tempo, peço-Lhe que continue a chamar muitos jovens e a enviá-los a anunciar a Palavra de Deus aos povos que ainda não a conhecem. Deste modo, muitas outras pessoas podem ser batizadas e alcançaram a salvação eterna.
Que esse Natal seja um tempo especial para que Jesus renasça no coração e na vida duma multidão de pessoas que se deixem tocar pela presença de Deus e abram as portas a Cristo.
Vosso irmão e amigo
P. Alfredo Neres

O QUE SIGNIFICA A COROA DO ADVENTO

A COROA DO ADVENTO

A vela sempre teve um significado especial para o homem, sobretudo porque antes de ser descoberta a eletricidade, ela era a vitória contra a escuridão da noite. À luz das velas, São Jerónimo traduzia a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, nas grutas escuras de Belém onde Jesus nasceu.



Ainda hoje, em casa, à noite, quando falta a energia, todos correm atrás de uma vela e de um fósforo.
Acender velas nos faz-nos lembrar também a festa judaica de "Chanuká", que celebra a reconquista da Cidade de Jerusalém pelos irmãos Macabeus que estava em poder das mãos do rei grego, Antíoco IV.

Antes da era cristã os pagãos celebravam em Roma a festa do deus Sol Invencível (Dies solis invicti) no solstício de inverno, em 25 de Dezembro. A Igreja, sabiamente, começou a celebrar o Natal de Jesus neste dia, para mostrar que Cristo é o verdadeiro Deus, o verdadeiro Sol, que traz nos seus raios de Luz, a Salvação. É a festa da Luz que é o Cristo: "Eu Sou a Luz do mundo" (Jo 12, 8). 
No Natal desceu a nós a verdadeira Luz "que ilumina todo homem que vem a este mundo" (Jo 1, 9).

Na chama da vela estão presentes as forças da natureza e da vida. Cada vela marca um ano da nossa vida no bolo de aniversário. Para nós, cristãos, simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo. Tudo isso foi levado para a liturgia do Advento. Com ramos de pinheiro uma coroa com quatro velas prepara os corações para a chegada do Deus Menino.

Nestas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus! Ele virá! É um tempo de preparação e de alegre esperança na vinda do Senhor. 

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia convida-nos a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.

A Coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Seu Filho em forma humana. A branca significa a paz que o Menino Deus veio trazer; a roxa clara (ou rosa) significa a alegria de sua chegada.

A Coroa é composta por quatro velas colocadas nos seus cantos e presas aos ramos, formando um círculo. 
O círculo não tem começo nem fim! 
É o símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno de Cristo. A cada domingo acende-se uma delas.

As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.

1. No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela - vermelha - que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu à Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.

2. No segundo domingo, a segunda vela - verde -  representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que acreditaram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus: ali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.

3. A terceira vela - rosa - acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela tem uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro.

4. A última vela - branca - simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.

Tudo isso para nos lembrar o que anunciou o Profeta:

"Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor" (Is 11,1-2).

"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos" (Is 9,1-6).

Professor Felipe Aquino (Gaudium Press 5/12/2018
ADVENTO

A palavra advento significa “chegada” e, no caso do presente tempo litúrgico, é um convite da Igreja para vivermos na espera da vinda de Jesus em atitude de vigilância, diligência, penitência, oração, esperança e gratidão Àquele que, sendo Deus, se fez homem e nasceu por amor por cada um de nós!
Há preciosas tradições que nos ajudam a aproveitar com intensidade espiritual este precioso tempo de preparação para o Natal. Uma delas é a Coroa do Advento. 
E há também, é claro, a graça do Espírito Santo  para prepararmos a nossa alma, o nosso coração, em recolhimento pessoal diante de Deus e da nossa própria consciência. Para essa preparação que sugerimos o seguinte “guia” – que não é nada formal, nem constitui nenhuma tradição específica da Igreja. São meras sugestões para vivermos de um modo mais intenso, o Advento no nosso cotidiano!

Primeira semana: Limpeza

Viva a virtude da pureza, do perdão, da retidão das intenções. Limpa o teu interior com um espírito vigilante e varre de ti tudo aquilo que não te deixa olhar com clareza para a magnificência de Deus!
Limpa a tua alma com um exame de consciência profundo, pensando nas coisas que te separam de Deus. Depois, faz uma boa confissão e pede-Lhe perdão.
Ah, e tu também precisas de perdoar: tira do teu coração tudo o que te impede de experimentar, em profundidade, o amor de Deus: o mesmo amor que desejas viver e transmitir aos teus semelhantes. Podes fazer, por exemplo, alguma oração parecida com esta:
Pai, eu Te suplico humildemente: dá-me tudo o que eu não soube pedir-Te e tira de mim tudo aquilo que eu não soube entregar-Te. Tira de mim tudo aquilo que me afasta de Ti e nunca permitas que nenhum amor humano, nenhum bem material, nenhuma circunstância da vida me separe de Ti, do Teu coração, pois eu desejo ser só Teu, meu Senhor! Completamente, Teu!

Segunda semana: Reorganização

Depois da limpeza, temos de recolocar tudo em ordem! A verdadeira paz está relacionada com a ordem da alma que nos ajuda a viver a vida com as prioridades certas. A máxima prioridade é Deus, que é a plenitude do Ser, a plenitude do Amor, a plenitude do Bem, a plenitude da Beleza, a plenitude da Verdade, a plenitude da Felicidade.
Organiza os teus afetos recolocando Deus no primeiro lugar! Sigue o que Ele pede. Assim, experimentarás a ordem interior e, portanto, a verdadeira paz – a mesma paz que irás transmitir ao mundo, já que os outros vão dizer-te: “Eu também quero viver como tu!”.
Mas lembre-te: a paz não significa ausência de problemas; ela é fruto da certeza de que, por trás de qualquer acontecimento e por mais doloroso que seja, Deus tem um plano perfeito que poderá levar-te à Sua plenitude, caso tu o permitas! 
  
Terceira semana: Amor

Nesta semana, foca-te no amor e na misericórdia para com os teus irmãos em Cristo. Com todos! O serviço ao próximo, que é fruto do sacrifício e do amor autêntico, torna-se alimento para a alma, motor para a vida e veículo do amor de Deus para os demais.
Lembre-te: é dando que se recebe. Amar e servir a quem amas. é fácil!
Amar e servir a quem mais custa é prática real de misericórdia e amor.

Quarta semana: Alegria!

O Natal já está à porta! Esta é a grande semana! Desfruta-a com a felicidade de uma alma cheia de esperança, alegria, certeza do Amor de Deus! 
Reconhece, realmente, quem tu és e vive com dignidade, honrando a tua verdadeira natureza: tu és FILHO DE DEUS, redimido por Cristo!

A COROA DE NATAL

A Coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanado. A branca significa a paz que o Menino Deus veio trazer; a roxa clara (ou rosa) significa a alegria de sua chegada.
A Coroa é composta de quatro velas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. O círculo não tem começo e nem fim, é símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno do Cristo. A cada domingo acende-se uma delas.
As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.
1. No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela - vermelha - que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.
2. No segundo domingo, a segunda vela - verde - acesa com a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.
3. A terceira vela - rosa - acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela tem uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro.
4. A última vela - branca - simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.
Tudo isso para nos lembrar o que anunciou o Profeta:
"Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor" (Is 11,1-2).
"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3. Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos" (Is 9,1-6).

Prof. Felipe Aquino, Com Canção Nova