GRUPOS DE ORAÇÃO E GRUPOS DE INTERCESSÃO

Pensar que, ser membro da Renovação Carismática se resume ao encontro semanal no grupo, é uma perspectiva muito limitada e muito incompleta.
Como anteriormente publiquei, fruto de uma partilha do Bento Adega sobre "estar no renovamento" versus, "estar em renovamento", posso questionar-me se a origem da estagnação, da falta de novos elementos, da falta de entusiasmo de que muitos irmãos do RCC, se queixam, não terá como fundamento esta falta de querer estar em renovação e, consequentemente, da não vivência completa que esta decisão de vida, impõe a todos nós.
Grupo de oração onde não sejam exercidos os carismas que o Santo Espirito nos dá, não poderá chamar-se grupo carismático.

Mas há mais, muito mais!

Leiam esta partilha enviada de um Grupo do RCC no Brasil. Sim, do Brasil! Os "tais" que há 500 anos até foram descobertos pelo Pedro Álvares Cabral, mas que hoje, graças a Deus, em Portugal e na Europa, dão lições de espiritualidade, testemunhos de verdadeira vivência cristã e nos dão coragem para, aqueles que verdadeiramente e de coração, abriram os seus corações e as suas mentes, ao Prometido do Pai.
Que bom sería, após 48 anos do Retiro de Duquesne, já não existisse RCC!
Seria o sinal de que toda a Igreja, todo o povo de Deus, clero e leigos, viviam já em renovação!
Seria o sinal de que, sacerdotes e leigos que exercem os ministérios que Deus lhes confiou, tinham deixado de serem "os maus da fita", os "gajos esquisitos", os "caciques que tentam enganar o povo e só vivem para o espetáculo" e outras qualificações ofensivas que é bom não lembrar.

Eis a partilha do James Feitosa


Atividades de um Grupo de Intercessão de nossa Comunidade e de grupos do RCC em Marília.

A - Reunir uma vez por semana além do dia do grupo de oração para orar, gerar o Reino de Deus e as vontades do Pai pela Intercessão.
               - A intercessão traz a existência as bênçãos ou vontades do Pai que ainda estão no plano espiritual. Jesus e os Santos oram para trazer à existência, o invisível para o visível (Heb. 11,3).
É um princípio: a oração opera no reino invisível e traz à existência ou torna visível pela palavra de Deus e o Espírito Santo todas as vontades do Pai.

B - Cerco de Jericó (a maior campanha de oração que se faz em Marília) 
        1 - Conseguir reunir 48 pessoas ou 24 pessoas para se fazer o cerco de Jericó. 48 pessoas ocupam as 24horas do dia, com uma pessoa a cada meia hora; 
        2 - Conseguir reunir 12 pessoas que ocupam 12 horas por dia, com uma pessoa a cada 1 hora.

O Cerco de Jericó é realizado diante do Santíssimo: são 7 dias ininterruptos de oração com o Santíssimo exposto. Aqui, cada pessoa assume um horário diante do santíssimo e não pode sair sem que o outro chegue. 
No último dia, ocorre a Eucaristia com o Túnel da Bênção.

A oração individual, em casa, não gera tantos efeitos quanto a oração em comunhão, em conjunto, com a comunidade reunida.

C - Retiros de formação de intercessão.
- Retiro sobre o poder da Santa Missa, a maior oração e por quê? 
- A missa, com entendimento, gera frutos e resultados;  a missa, sem entendimento, gera ritualismos.

- Retiro de Cura da auto-imagem: a espiritualidade de Deus está comigo e não do "eu estou com Deus".

- Retiro de Restauração da Alma : a conquista da Alma como a Terra Prometida (livro de Neemias) cura da mente, cura das emoções, cura da vontade.

- Retiro de Batalha Espiritual; retiro sobre o nome de Jesus, a santa cruz, o sangue de Jesus; o entendimento de orar em Nome de Jesus, por quê? Estudo de Dan. 10., de Ef. 6 e dos Evangelhos sobre Jesus e o combate espiritual (Mt. 11,12); estudo do Pai Nosso, do terço e da santa-cruz.

D - Orações diárias do intercessor e dos servos do Grupo de Oração: Ef. 1,17 e ss; Ef. 3,14 e ss; Col. 1,9 e ss). (DIARIAMENTE) e o livro Imitação de Cristo.

- Orações no Monte - Vigílias de Oração quando das Campanhas de Oração.

E - Jejum pão e água de 1, 2, 3 e 7 dias (evangelhos e jejum de Judite);

- Jejum de Daniel 10, de 21 dias, só de legumes;
- Jejum de 10 dias, de Daniel 3, só legumes;
- toda quaresma, 40 dias de legumes.


Há que questionar o que cada G.O. pretende alcançar. Ou seja, até onde vão os vossos olhares em relação ao Reino?
Até onde pensam ou querem chegar?

Por isso, qual a visão do Espírito que o G.O. acredita ter em relação à obra que Ele quer realizar?
O que pretende o Espírito, no entender do servidores do G.O.?
Esse entendimento sobre o que o G.O. pensa, pode passar por um discernimento analítico? 
Se sim, pode-se colocá-lo à prova com a palavra de Deus. É bom passar por isso!

Em seguida, busca-se o aperfeiçoamento ou a justaposição do que o Espírito realmente quer com o entendimento do G.O..

É bom, também, em seguida "encontrar" o movimento do Espírito para o G.O. Para onde, como, em quê, por que o Espírito Santo se  move?

Ele é o orientador, portanto, toda obra na terra, tem que principiar d' Ele. 
Sem sensibilidade, não há como discernir bem. 
Sem sensibilidade, não há como perceber o mover do Espírito para os dias de hoje em cada lugar.


Isto envolve saber também qual o alcance do Reino de Jesus para cada grupo? Ou seja, até onde vêem chegar o Reino de Deus! É familiar, paroquial, diocesano, Nacional, continental, mundial???

Se a idéia de Reino for paroquial, será paroquial, mas se o Reino de Deus não tiver fronteiras para cada grupo, então, as suas ações repercutirão esta visão, e o o grupo irá pensar como o Espírito quer que pensem.




Sem comentários:

Enviar um comentário