Seis recursos preciosos para estes 40 dias de preparação pascal

Com o início da Quaresma  D. Henrique Soares da Costa, recorda aos fiéis que este é um tempo litúrgico de preparação para a Páscoa do Senhor, a maior, a mais solene e a mais sagrada de todas as festas cristãs.

A preparação quaresmal, observa o Bispo, consta de quarenta dias de penitência, com exceção dos domingos porque, sendo o domingo o dia da Ressurreição, nele não se faz penitência. Ao longo desta preparação pascal, devemos purificar-nos de corpo e alma para celebrar, santamente, a Páscoa. 
E, a fim de vivermos bem a Quaresma, a Tradição da Igreja indica -nos algumas “armas para este tempo de combate espiritual”.

Seis armas para o combate espiritual na Quaresma

1 – A oração

Devemos acrescentar algo ao que já rezamos. Eis algumas sugestões: a Via-sacra às quartas e sextas-feiras; rezar um salmo por dia durante toda a Quaresma ou mesmo rezar o saltério todo até  Sábado Santo; tomar o Evangelho de São Marcos e lê-lo todo; ou o Livro do Êxodo ou Deuteronómio…

2 – A penitência

Deve ser, sobretudo, penitência corporal, ligada à renúncia de alimentos. Exemplos: retirar os lanches ou a sobremesa; retirar alguma alimentação de que se gosta muito etc. Há outras mortificações que se podem fazer: retirar novelas, alguma diversão, alguma coisa supérflua…

3 – A esmola

Trata-se da caridade fraterna nas suas mais diversas formas: visitar um doente, aproximar-se de alguém de quem se está afastado, ajudar material, espiritual ou psicologicamente alguém necessitado, ser mais atento à prática da esmola, sobretudo atendendo bem àqueles que batem à porta da nossa casa etc.

4 – A leitura espiritual

Não se deve passar este tempo sem ler um bom livro que favoreça o nosso coração. Gostar de santas leituras é um instrumento muito eficaz no caminho para Deus. Escolha um livro que o ajude na vida espiritual e leia-o durante os dias quaresmais.

5 – O combate dos vícios

São os maus hábitos que contraímos e impedem o nosso coração de voar para Deus. Escolhe um dos teus vícios principais e combate-o nesta Quaresma. Aprende a conhecê-lo: como e porque se manifesta? Quais são os sentimentos que ele deixa em mim? Como combatê-lo? De que ocasiões devo fugir para evitá-lo? Suplica a ajuda do Senhor, na oração.

6 – A confissão sacramental

Antes da Páscoa, procure fazer um exame de consciência profundo e amplo e confesse os seus pecados.

D. Henrique finaliza:

“Prepara bem o santo tempo quaresmal para que tua Páscoa seja, efetivamente, proveitosa e possas celebrá-la com todo o teu coração, na verdade da tua vida! Uma participação na celebração litúrgica que não modele a nossa vida é uma participação de rotina e falsificada”.

Sem comentários:

Enviar um comentário