"Dá Deus nozes a quem não tem dentes"

Após ter tomado conhecimento deste evento na Polónia, promovido pela Comunidade Aliança da Misericórdia, conforme texto e foto originais ....

"Pe Antonello Cadeddu e Pe João Henrique estão pregando em um Retiro para os Sacerdotes de Rzeszow, na Polônia, que começou hoje.
Esta Diocese da Polônia é a com o maior número de padres, ao total são 700. Nos dois primeiros dias, participarão cerca de 320 párocos, e nos últimos dias participarão também os vigários. Que possamos estar unidos em oração para que nossos queridos padres possam ser sinal de Deus para estes Sacerdotes."



... sou obrigado a recordar, com sentimentos de pesar e de tristeza,  um pouco da história passada, na Diocese de Lisboa, com esta Comunidade. 
Cinco anos foi o tempo, durante o qual, estes nossos Irmãos e Missionários desenvolveram, junto dos mais necessitados, o maior mandamento de Deus: o Amor! 
Na rua, dormindo uma vez por semana com os "sem abrigo", no problemático bairro Casal da Mira, na vida em oração, na vivência da divina providência, dois missionários a estudarem teologia na U.C.P. com o objectivo de serem ordenados sacerdotes, etc, não foram argumentos suficientes para os Srs Bispos de Lisboa, reconhecerem as suas origens e práticas cristãs e católicas. 
Foram várias as reuniões com o bispo x, com o bispo y e, inclusivamente, com D.Joaquim Mendes. 
Foram anos de deserto com evidente prejuízo do Povo de Deus.
Ainda hoje, na Diocese de Lisboa, serão poucos os católicos que conhecem esta comunidade ou, pelo menos, que tenham aproveitado os seus carismas, ensinamentos ou simples partilhas, sempre com pleno e exclusivo, espírito de serviço. 
Nada do que escrevo resulta de um simples conhecimento teórico. Não! 
Afirmei-o, escrevi a preceito, e tudo chegou ao conhecimento de D.Joaquim Mendes.
Por mera coincidência, creio eu,  quinze dias ou três semanas após a postagem no Blog, onde mostrava o meu descontentamento pela situação e após a "emigração" para a Diocese de Setúbal, onde estabeleceram a sede da Missão, em Junho de 2012 (obviamente,  acolhidos de braços e de coração abertos, por D. Gilberto, Bispo da Diocese), foram reconhecidos pelo Patriarcado de Lisboa. 
Triste cegueira espiritual!
Enfim, duas dioceses separadas por um rio mas onde se "falam" línguas tão diferentes ...

E ainda bem que mudaram! Se tal não acontecesse e à semelhança do missionário Rogério, teriam todos de regressar ao Brasil para serem ordenados.
Tal já não aconteceu com o Luiz Paulo que foi recentemente ordenado Diácono na Sé de Setúbal (vejam em baixo fotos da Ordenação Diaconal do Luíz Paulo ) e será, se Deus quiser, nos meses de Março ou Abril de 2016, o primeiro sacerdote carismático "estrangeiro" a receber o Sacramento da Ordem.

Graças a Deus, os frutos da Aliança da Misericórdia são hoje, bem visíveis.

Para terminar, graças a Deus, pensarão alguns, pergunto:
Porque nunca foi feito, em Portugal, um retiro para sacerdotes, orientado pelos fundadores desta Comunidade?
Será que eles não têm conhecimentos, experiência ou espiritualidade para tal?
Porque será que, na Polónia em 3 anos,  cresceram mais do que oito, em Portugal?  O que estará errado? 
Será que os polacos compreendem melhor do que os portugueses, a língua "brasileira"? Só pode ser, não acham?

Quando se abrem as portas do coração, o Espírito de Deus enche, transforma e renova! 
Quando o coração de qualquer homem teima em continuar fechado, Deus não força e o Espírito não entra. 

Mas este Portugal, que faz parte de uma Europa envelhecida e muribunda, espiritualmente falando, continua a "entravar" tudo o que foram e são os ensinamentos de Jesus e os frutos do Espírito de Deus.

O tempo de Deus não é igual ao nosso! Verdade!

Que Ele me perdoe estes "abanões"! "Abanões", para caminharmos em unidade como irmãos e com o Santo Padre, no caminho que leva a Deus. Assim seja.

Recordo as palavras do Pe. João Lourenço : "se os católicos fossem mais afoitos, a Igreja não estaria como está!"

Resto de uma santa semana e vivamos de coração o dia de Corpo de Deus.




Sem comentários:

Enviar um comentário