VIVER A PÁSCOA


A palavra Páscoa vem do hebraico "pesah" que traduzida para o grego, significa, passagem. 

A Páscoa, no Antigo Testamento, recorda os momentos da passagem do Senhor Deus que libertou o Seu povo da escravidão do Egipto. (Ex.12) 

A Páscoa, no Novo Testamento, é a passagem da morte para a vida. É a Ressurreição de Jesus de Nazaré após ter sido morto na cruz. É o convite de Deus para participarmos na Vida eterna! (Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20). Jesus faz a Sua passagem da morte para a vida plena. 

Para nós, cristãos, a Páscoa tem este significado: podermos, pela graça da Sua Divina Misericórdia, alcançarmos o perdão dos nossos pecados e almejarmos a Vida plena, a Vida eterna, uma nova vida, vivida no amor de Deus. 

Por ocasião da Páscoa é frequente proclamarmos esta saudação: “Boa Páscoa!” ou “Santa Páscoa!” Será apenas uma cortesia? Será por uma questão de hábito? Penso que sim: é um hábito enraizado em nós mesmos e na sociedade. 

No entanto, se aprofundarmos este assunto à luz dos santos acontecimentos vividos por Jesus e pela Palavra de Deus, esta simples saudação transforma-se num desejo, numa exortação a quem a dirigirmos. 

Muitas pessoas enquanto não vivem no amor, na paz, na justiça e na alegria que Deus nos oferece, não ressuscitaram. Não houve páscoa nas suas vidas. 
Por vários motivos, continuam mortas. Teimam em continuar cegas, surdas, dominadas pelo ódio, pela ira, pela mentira, pela vingança, pela injustiça, pelo desamor, pela tristeza e por tantos outros sentimentos negativos. Não percebem ou não querem perceber, que Jesus lhes oferece uma nova Vida de amor, de alegria, de paz ... Não querem ressuscitar! Não tomam uma pequena e simples decisão de se deixarem viver no Fruto do Espírito Santo (Gal.5,22.). Não querem viver a Páscoa! Não querem matar o homem velho! Não querem deixar nascer o homem novo! 

Se isto não acontecer na minha vida e na tua, se não decidirmos enterrar uma simples, pelo menos uma, “coisa” que sabemos não ser de Deus mas sim, do nosso egoísmo, do nosso orgulho, da nossa mania de status ou algo parecido, bem como tudo o que não encaixa nos desejos e projectos de Deus a nosso respeito, então não morremos com Cristo. ( Col.3,1...). Então, todo este período que comemoramos, a Páscoa de Jesus, não faz qualquer sentido: não passa de mais uma lembrança sem nenhum significado para a minha vida. Não há Páscoa na minha vida! 

Se nada mudou, se a Vida nova que Jesus me dá não teve qualquer fruto na minha, foi porque nada mudei, porque nada consegui mudar! Assim, foi mais uma Páscoa, ou melhor, passei ao lado da Páscoa! Passei ao lado de mais uma oportunidade que Deus me deu!

Mas, se pelo contrário, decidi e consegui enterrar "uma unha" do meu homem velho e deixei nascer uma pequenina luz no meu coração, posso cantar: VITÓRIA! Com a graça de Deus, consegui! De hoje em diante irei sempre recordar que decidi enterrar aquela "coisa". 

A Páscoa, como costumamos dizer acerca do Natal, é quando um homem quiser! Acredito que sim! Pode ser qualquer dia! Acredito que pode ser hoje, se estiver disposto a enterrar algo que pertence ao meu homem velho e deixo nascer a tal simples luzinha do homem novo! 

Ainda estou a tempo de viver a Páscoa! 

Queres? Alinhas comigo?

J.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário